Olá!!!!

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Sugestão de Leitura



Abusado: O Dono do Morro Dona Marta - Caco Barcellos
     Para se entender a violência urbana instalada no Rio de Janeiro, é necessário compreender como pensam e como agem os criminosos que impõe o terror na cidade. Abusado, livro-reportagem de Caco Barcellos, é uma verdadeira lição sobre a lógica, os meandros e o modus operandi das grandes corporações criminosas que comandam o tráfico de drogas e outras atividades criminosas no Estado.
     Através da história de Juliano VP (codinome de Marcinho VP, um conhecido traficante carioca, assassinado na prisão em julho de 2003, poucos meses após o lançamento do livro) - sua infância, adolescência, entrada e ascensão no tráfico de drogas na favela Santa Marta em Botafogo, bairro de classe média do Rio de Janeiro -, temos um retrato histórico da ocupação do morro pelo Comando Vermelho, principal facção criminosa do Estado, e da implantação de sua cruel disciplina.
     Mas não é apenas um livro sobre a história do tráfico. Juliano é um personagem extremamente fascinante, um criminoso com refinado gosto literário, preocupado com o destino da comunidade favelada do Rio de Janeiro e cujos contatos iam dos violentos chefes do CV até importantes intelectuais cariocas.
     Caco reporta também o desenvolvimento da cidadania dos moradores da Santa Marta, seus esforços e conquistas em um morro cravado na Zona Sul carioca mas com tudo o que uma favela pode ter de ruim, como as péssimas condições de higiene, a pobreza, a desesperança e o medo da violência do tráfico e da brutalidade da polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário